Dizem que a cozinha é o coração do lar. Eu concordo em parte. Ainda que a cozinha seja protagonista em promover bem-estar, em estimular boas sensações através das suas muitas cores, sabores, aromas e sons - se as refeições não são compartilhadas ali - a dimensão afetiva que lhe é atribuída pode ser um tanto limitada. Então eu diria que, onde a mesa está, aí sim é o coração do lar.
A mesa é apresentada na Palavra de Deus como um lugar de honra em diversos contextos. O hábito familiar de se assentar o redor da mesa é exaltado no Salmo 128, ao ser associado à felicidade da família que teme ao Senhor. E esse costume já foi objeto de pesquisas acadêmicas, que o relacionaram a uma melhor saúde emocional das crianças, maior senso de identidade, bem como ao desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas.
Mas, infelizmente, existem lares que não desfrutam de todo esse poder que a mesa das refeições possui. Não usufruem de todos os benefícios emocionais e espirituais de se compartilhar uma refeição em família! Isso acontece quando a mesa não é o coração do lar. Em muitos lares, a mesa não promove encontros. Em outros, ela não tem feito parte de um ambiente de aconchego e diálogo. Mas ao contrário disso, tem sido lugar de tensão e até mesmo de choro.
A mesa não é o coração do lar quando ela passa um longo período sem exercer sua função de servir uma refeição. Quando a televisão, celulares ou tablets são companhias mais requisitadas. Quando a comunicação com a criança que está aprendendo a se alimentar, é desagradável e cheia de pressão. Quando a ansiedade e correria do dia a dia dispensam a espera por um membro da família que está para chegar.
Observe como está a rotina de refeições da sua casa e responda honestamente a si mesma, sobre qual o lugar a mesa ocupa em seu lar. E em breve, volte para ler um pouco mais sobre o que é possível fazer para desfrutar do poder da mesa!
"Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor! Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida." Salmos 128:1-5