Tenho alguns registros preciosos de mesas arrumadas pelos meus filhos para as nossas refeições. Uma foto em especial os apresenta ainda muito pequenos, posando orgulhosos pelo "belo trabalho" que fizeram: a toalha bastante torta, revelando apenas um dos pés da mesa e boa parte dela embolada no chão! Aquela cena me fez recordar o quanto já reconhecia o poder da mesa em nosso lar!
A mesa tem poder. Na verdade, ela tem muito poder, já que alcança propósitos que vão muito além do seu papel de apoiar pratos e dispor alimentos. Nela, nossos filhos aprendem a se alimentar. Sim! O comer é aprendido, e não algo simplesmente inato como muitos pensam. É no assentar em família, com a segurança de ver outros comendo, que os alimentos devem ser apresentados rotineiramente e variadamente. Através de uma comunicação amorosa, respeitosa e curiosa, a criança é estimulada a experimentar e, consequentemente, a se interessar cada vez mais pelas novidades.
Na mesa, e por causa dela, nossos filhos podem desenvolver diversas habilidades cognitivas e emocionais, seja por experiências como a que descrevi no início do texto – pela autonomia conquistada ou por se sentirem importantes em colaborar com a família – seja pelas mais variadas conversas que se desenrolam antes, durante ou depois de uma refeição.
Também é ali que nossos filhos podem aprender sobre o evangelho. Por meio das mais diversas interações à mesa, eles podem se tornar não somente nossos discípulos – já que nós, pais, lhes servimos de espelho em todas as áreas – mas também, discípulos de Jesus! Justamente Aquele que nos deu o exemplo do compartilhamento de refeições com pessoas às quais escolheu dedicar os anos mais importantes de sua vida!
Esta série de artigos tem o objetivo de trazer despertamento sobre como nutrir nossas famílias de maneira integral, através de tantas oportunidades que a mesa das refeições proporciona. Comer em família ocasionalmente e de forma despretensiosa não é capaz de gerar o impacto que a constância e a intencionalidade garantem.
A mesa pode e deve ser sua grande aliada, querida mãe! Perceba que se trata de uma ferramenta literalmente divina para as mais diversas aprendizagens necessárias ao desenvolvimento do seu filho!
“Depois, levou-os para sua casa e lhes serviu uma refeição, e ele e toda a sua família se alegraram porque creram em Deus.” Atos 16:34
Comments