Nossa geração de mães parece estar sempre em busca de gurus. Desejamos ouvir de alguém que entende do assunto exatamente o que devemos fazer. O acesso à informação é vasto e muitas pessoas têm transformado suas experiências em cursos com fórmulas prontas que ensinam exatamente como devemos exercer a maternidade. Amamentação, parto, sono do bebê, introdução alimentar, auto-cuidado, organização, decoração, educação de filhos, casamento ... a lista de assuntos é interminável!
Queremos saber de quem já passou pelo que estamos passando quais passos devemos dar, como se o resultado obtido por essas pessoas fosse fruto de uma série de condutas que podem garantir um bom futuro para os nossos filhos, e não da graça de Deus. Queremos aquela dica marota, aquela resposta rápida e aquela solução infalível para todos os desafios que enfrentamos na maternidade.
É bom aprender com quem é mais experiente, não me entenda mal, a Bíblia nos ensina que é sábio quem ouve e se aconselha. ("Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio." Provérbios 19:20)
Experiências Acabam Virando Regra de Vida
Mas há um grande perigo aqui! Facilmente passamos a tratar as experiências, que são únicas para cada família, como regra para todos. Passamos a usar a régua errada para medir nosso sucesso. Com muita rapidez o nosso orgulho nos faz achar que também temos as respostas em nós mesmas por causa de alguma boa experiência vivenciada e começamos a nos apoiar em nosso próprio entendimento. ("Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento." Provérbios 3:5) Esquecemos de que somos pecadoras e dependemos da graça de Jesus diariamente nos nossos lares.
Nossa Fonte Inesgotável
Existe uma fonte inesgotável de conselhos. Alguém que conhece nossos filhos e as peculiaridades da nossa família como ninguém. Quando Jesus voltou ao trono, após Sua ressurreição, Ele nos deixou o Espírito Santo. Nosso conselheiro constante e fiel. ("E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." João 14: 16-17) Temos também a palavra de Deus, nosso guia, luz para os nossos pés. ("A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho." Salmos 119:105)
Podemos compartilhar nossas experiências, testemunhos e até oferecer dicas bacanas umas para as outras. Não há problema algum em aprender com quem já trilhou o mesmo caminho e buscar aprender com a experiência dos outros. Mas que sejamos primordialmente dependentes da voz do Espírito Santo no nosso maternar e não da sabedoria humana. Que sempre busquemos clareza para as nossas decisões à luz da palavra de Deus e em comunhão com o Espírito Santo.
Comments