Ouço com frequência, de mães amigas ou apenas conhecidas, o quanto é complicado fazer refeições em família em suas casas. Muitas verbalizam sua desistência sob argumentos do tipo:
“Prefiro evitar a fadiga, meus filhos não ficam quietos, nem vale a pena arrumar a mesa.”
“Não dá tempo, é impossível conciliar um horário para todos.”
Alguns relatos recentes, descritos exatamente como os recebi:
“É mais prático dar a comida para as crianças na bancada da cozinha. E nós [os pais] acabamos comendo de pé mesmo”.
“A única refeição que poderíamos fazer com as crianças seria o jantar, mas meu marido e eu não temos esse hábito, só comemos um lanche ou beliscamos qualquer coisa, então nem nos sentamos juntos”.
E assim, facilmente desistimos.
Mas paremos para pensar sobre o que a Bíblia nos aponta quando temos vontade de desistir. O que acontece quando achamos que tudo está difícil demais? Deus providencia, justamente, uma mesa!
Deus é capaz de preparar uma mesa no deserto (Salmos 78:19). Ou de oferecer uma mesa para nos honrar quando somos perseguidos (Salmos 23:5). Na parábola do grande banquete, Jesus nos convida para um lugar em que Ele é o próprio alimento que sacia a nossa fome. (Lucas 14).
Mesa é o lugar de comunhão a que somos convidados em qualquer tempo. Porque o Pai conhece a nossa necessidade por uma mesa espiritual que nos coloca em comunhão com Ele. Onde não somente nos alimentamos e somos saciados, mas onde temos mais tempo para ouvir sua voz e nos tornar mais parecidos com Ele!
Gosto de me lembrar que o discípulo a quem Jesus tanto amava ocupava um lugar especial à mesa, bem ao lado dEle! (João 13:2). Jesus tinha um propósito claro em se sentar à mesa com seus seguidores: amá-los e discipulá-los.
Assim como Jesus nos oferece uma mesa em diversas circunstâncias, também podemos fazer isso por nossa família. Se de forma intencional e constante – como Jesus – convidarmos nossos filhos à comunhão nesse lugar especial, eles poderão se tornar mais parecidos conosco, herdarão nossos valores e, consequentemente, se tornarão discípulos do Senhor também.
Quando nos distraímos com as diversas demandas da vida, abrimos mão desse lugar que poderia beneficiar tanto a nossa vida espiritual, quanto a nossa vida em família.
Marta e Maria eram duas irmãs que estavam sempre perto de Jesus e com seu grupo de discípulos. Certamente você conhece a história sobre uma das visitas do Mestre em sua casa: enquanto Marta estava preocupada com tantas tarefas, Maria escolheu a boa parte, de estar aos pés do Senhor. Somos mães que, em meio a tantas necessidades a serem supridas, recebemos o convite para agir como Maria: ignorar a agitação que tantas atividades nos impõem e decidir pelo melhor lugar. Isto não fala apenas de um momento, mas aponta para as nossas escolhas diárias.
“Marta, Marta, você se preocupa e se inquieta com todos esses detalhes. Apenas uma coisa é necessária. Quanto a Maria, ela fez a escolha certa, e ninguém tomará isso dela”. Lucas 10:41-42
Escolha a boa parte e essa não lhe será tirada.
Comments