top of page
Writer's pictureJamine Ebert de Mello

Apresentando o plano de salvação para as crianças



Apresentar o plano do evangelho e salvação é um papel fundamental e que nós pais temos o privilégio de desempenhar desde muito cedo fazer na vida dos filhos. Nós somos os primeiros discipuladores que eles terão.


“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo como passar dos anos não se desviará deles.” (Provérbios 22:6 – Bíblia Sagrada NVI)


Aqui no blog e no nosso instagram (@maespelagraca) batemos muito nessa tecla: os pais precisam dessa tomada de consciência e desenvolver esse papel na vida dos filhos, assim como Deus nos chama a fazer. Ou seja, cumprindo a vontade do Pai.


Isso nos encoraja a sempre separar um tempo com nossos filhos para apresentar-lhes a palavra. Existem muitos recursos. Aqui já apresentamos a Morning Basket e também a Hora do Devô. São termos bem "bonitinhos", mas serão apenas isso: fofuras, se n'ao forem realizados com intencionalidade. Que [ pregar o evangelho para que nossos filhos sejam alcançados pela graça e salvos.


Aí você pode se perguntar? Ok... mas por onde começar? É muito importante lembrar de usar linguangens apropriadas para a idade da criança e fazer destes momentos uma prioridade.


Eu particularmente gosto muito de utilizar histórias com as crianças. E teve uma história em especial que marcou muito a vida das minhas filhas. Aliás, todo o livro, onde encontrei essa hitória, tem marcado a vida delas, porque ele faz uma ponte com histórias lúdicas e o verdadeiro significado do evangelho.


SOBRE A HISTÓRIA

O livro ilustra a história de um menino que perdeu sua ovelha e quando ele a encontrou estava toda suja. Ele saiu contando aos amigos que achou sua ovelha perdida, limpou-a e dela cuidou. A reflexão para as crianças é que Deus sabia que sem ajuda não seriamos bons suficiente. E ele sabia que estavámos perdidos igual uma ovelhinha. Por isso Deus mandou Jesus, o Seu filho, procurar a ovelha perdida.


É muito bom importante que as crianças percebam que elas são pecadoras também e carecem da graça de Jesus. Elas precisam um dia ter essa consciência de que só há um Deus que pode limpar toda a sujeira e fazer delas novas criaturas.


ORAÇÃO

Primeiro, você deve ser uma pessoa de oração, porque as crianças aprendem pelo exemplo. A oração deve ser ensinada desde cedo, seja antes das refeições, seja no momento devocional, antes de dormir, quando se machuca ou também por livre e espontânea vontade (raro, mas também pode acontecer).


Ensinar as crianças a orar ensina reverência, ensina que eles devem agradecer, que devem pedir "ajuda" quando se machucam, que devem pedir proteção quando se sentirem inseguros e acima de tudo ensina a como falar com Deus.


MÚSICA TAMBÉM É UMA BOA PEDIDA

A música que mais canto com as minhas filhas para exemplificar que precisamos muito de Jesus nas nossas vidas é O Sabão.

"O sabão lava meu rostinho...lava o meu pézinho, lava as minhas mãos. Mais Jesus para me deixar limpinho quer lavar meu coração..." "Quando o mau faz uma manchinha eu sei muito bem, quem pode me limpar, é JESUS eu não escondo nada, tudo ele pode apagar..."


Então, eu digo a elas que o único capaz de nos limpar por inteiro é Jesus. Algo bem simples e rotineiro que deixa a mensagem no coraçãozinho delas. Tenho certeza que elas não se esquecerão desta mensagem.


MANTENDO OS OLHOS NO ALVO

Aplicar atividades práticas que envolvem o dia a dia da criança e a história é muito bem vindo. Mas não é o foco principal, e se não houver atividades está tudo bem também. Isso são apenas recursos, quem quiser é livre para utilizá-los.


A ideia, deste post é sempre lembrarmos que nós devemos ser o primeiro exemplo. A medida que cumprimos nosso papel como pais que seguem a Cristo, o encontro genuino com Jesus acontecerá de modo muito natural. Não será forçado, e nem uma repetição de oração somente. Será algo que eles enxergam nos pais, admiram, e amam também.


Minha oração por nós pais é que possamos desempenhar esse papel de forma extraordinária, que Deus nos envolva de uma maneira sobrenatural em palavras e ações na vida de nossos filhos. Que todos os dias nós possamos reconhecer que somente Ele é a salvação e somente Ele pode converter os coração dos nossos filhos. Apenas aceitamos o privilégio de ensinar e educar apontando nossos filhos para Jesus.




  • Instagram

©2023 by Mães Pela Graça.

bottom of page